É chamado de totalitarismo um sistema politico em que o poder se concentra numa só pessoa ou partido (partido único). Tendo o Estado um controlo da vida social e individual.
Um Estado omnipotente e esmagador era o que se pretendia para ser totalitário. No decorrer do século XX nasceu na Alemanha o Nazismo, na Itália o Fascismo e na Rússia Soviética o Estalinismo.
Para se considerar totalitário, tinha de respeitar certos campos, como a oposição ao liberalismo, a democracia parlamentar também não era aceite, bem como o socialismo (este último só se aplicava ao nazismo e fascismo) .
O anti-liberalismo consistia em desprezar afincadamente os direitos do individuo, para além dos interesses desse estavam os da colectividade, a grandeza da Nação e o poder do Estado, por isso recusavam a democracia partidária e o parlamentarismo, era uma das formas de acabar com as vontades de cada um apartir de representantes, no parlamento. A divisão de poderes era reprovada, existindo no Estado total controlo dos poderes.
O socialismo era posto de parte, porque o individuo identificava-se e lutava pela sua classe, o que não era viste de bom agrado, seria um factor para dividir a Nação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário