quinta-feira, 13 de maio de 2010

Riqueza económica dos Estados Unidos

Os Estados Unidos da América é a primeira potência económica mundial devido ao seu PNB elevadíssimo. É chamada a terra das oportunidades e da livre iniciativa, tem um espirito de empreendorismo e investimento, baseado numa estratégia financeira de carga fiscal ligeira, os encargos com a segurança social pequenos  e as restrições ao despedimento ou à deslocação de mão-de-obra eram mínimos.
A América tem sectores de actividade bem desenvolvidos começando pelo mais importante, o sector terciário. O sector terciário é o sector que tem um predomínio claro na economia americana, os Estado Unidos da América são os que exportam em maior número os serviços que utilizam, como a restauração, o cinema, música, transportes e na área dos seguros. Exportam o seu modelo de organização tanto pelo franchising como pela intervenção que fazem com os mercados externos. 
O sector secundário, não fica desvalorizado em relação ao sector terciário, este sector após um período de reconversão, que levou ao abandono de técnicas tradicionais, recuperou e é um dos mais importantes elementos estratégicos da América, fazendo a ligação com universidades, empresas e centros de investigação trás um clima de inovação continua e a melhoria da qualidade com alguma competitividade. A alta tecnologia e a electrónica são um dos grandes exemplos. O sector primário tornou-se altamente mecanizado e de acordo com os avanços cientificos e métodos modernos de produção conseguem  uma elevada produção anual, que dá para consumo interno tanto como para exportar. A agro-pecuária (criação de gado, bovinos), as vinhas e os cereais são os produtos que maior produtividade teem.
Novos laços se fizeram, Bill Clinton para estimular as relações económicas com a região do Sudeste Asiático, com objectivo de promover relações comerciais. APEC (Cooperação Económica Ásia- Pacífico) que foi criada em 1989, revitalizou-se. Já a NAFTA (Acordo de Comércio Livre da América do Norte) foi criada, estipulava a livre circulação de capitais e mercadorias.

Sem comentários:

Enviar um comentário